Nome Comum: Torga, urze-roxa, queiró, leiva

Nome Científico: Calluna vulgaris (L.) Hull.

Classificação Científica:
Reino Plantae
Divisão Magnoliophyta (Angiospermae)
Classe Magnoliopsida
Ordem Ericales
Família Ericaceae
Género Calluna
Espécie C. vulgaris

Sinonímias: Erica vulgaris

Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado

Subarbusto ou arbusto perenifólio ramificado, que pode atingir os 100 cm de altura. Ramos: finos, ascendentes e algo escamosos. Folhas: persistentes, sésseis, opostas e algo pubescentes; possuem duas pequenas aurículas (esporões) basais. Flores: muito pequenas, pedicelos muito curtos, dispostas em cachos terminais e pendentes; o cálice é sepalóide (com 4 sépalas livres) e rosado; a corola é campaniforme, bastante recortada (4 lóbulos) e de coloração rosa ou lilás; possui 8 estames. A floração ocorre nos finais do Verão e durante o Outono. Fruto: cápsula arredondada com 4 cavidades (ou lóculos).

Ocorre em charnecas, matos baixos (e.g. urzais, sargaçais, tojais) e clareiras de florestas (e.g. pinhais, sobreirais), preferencialmente em locais com alguma humidade, sobretudo em solos ácidos e arenosos.

Distribui-se praticamente por todo o território de Portugal continental, com excepção de algumas zonas mais áridas do interior. Nativa no arquipélago dos Açores e introduzida no arquipélago da Madeira.



Sem ameaças a destacar.

Sem medidas a destacar.

Ligações Externas

Ver descrição detalhada na Flora iberica (1986-2012)

Flora-On: Flora de Portugal Interactiva (2014) | Sociedade Portuguesa de Botânica.

MITRA nature | ICAAM - Universidade de Évora
Biodiversidade da Herdade da Mitra

Autor: MVBIO Validado por: