[6310] Montados de Quercus spp. de folha perene

Este habitat, comummente conhecido por Montado de Sobro (Quercus suber) ou de Azinho (Quercus rotundifolia), muitas vezes misto, trata-se de um sistema mediterrânico semi-natural (a intervenção humana é indispensável à sua existência), formado por um mosaico de pastagens naturais perenes sob um coberto variável, geralmente pouco denso, de sobreiros (Q. suber) e/ou azinheiras (Q. rotundifolia), associado a um sistema extensivo de pastorícia (ovinos), incluindo, por vezes, de uma forma parcial, sistemas de agricultura arvense extensiva. São dominados por pastagens de vegetação vivaz, cespitosa.

Adaptado da Ficha de caracterização elaborada pela Associação Lusitana de Fitossociologia (2004). Ficha completa disponível em "Saber mais".